BI: Munição para Decisões Inteligentes

Business Intelligence, uma necessidade atual para todas as empresas, de todos os setores. Esse processo é baseado na coleta, mineração, análise e interpretação de dados. É uma prática cada vez mais relevante no mercado e vem crescendo à medida que as empresas adotam uma visão de negócios mais estratégica, desta maneira se transformando em empresas data driven.

Origem

O termo Business Intelligence, mais conhecido como BI, refere-se a um conjunto de metodologias e ferramentas que permitem às empresas coletarem grandes massas de dados brutos e dentro do processo de BI transformá-las em informações significativas e úteis para a gestão tomar decisões estratégicas, fornecendo uma visão mais abrangente e clara do desempenho do negócio, identificando tendências, padrões e oportunidades ocultas nos números.

Diversas fontes de dados

Uma das principais e mais importantes características do BI é a capacidade de receber e consolidar informações de diversas fontes, das mais variadas, como bancos de dados, planilhas, integrações com outras plataformas que podem incluir redes sociais, CMRs, ERPs entre diversas outras opções. Tudo isso com o foco em fornecer uma visão holística das áreas da empresa e insights mais precisos e valiosos.

Etapas para implementação

São diversas as etapas para implementação do processo e das ferramentas de Business Intelligence, todas flexíveis de acordo com a tecnologia e os fluxos de processo que a empresa utiliza. As etapas principais não fogem de: Definir as fontes de dados, as estruturas que transformarão as informações, a estrutura de armazenamento dos dados e por fim as ferramentas de visualização de relatórios e insights.

Fontes de dados

O BI como falamos anteriormente, pode consumir dados de diversas fontes, nessa etapa de definição devem-se avaliar de onde virão os dados, quais as bases serão consumidas, sejam planilhas, bancos de dados físicos ou até sistemas terceiros através de integrações.

Estruturas e transformações

Essa camada do BI é onde a aplicação lê os dados recebidos pelas diversas fontes e inicia o processo de categorização e transformação dos dados. Que consiste em organizar a informação em diferentes campos de tabelas, já pensando no que será apresentado como resultado, facilitando os links entre informações e assuntos.

Dashboards, relatórios

Uma das principais vantagens do BI é a capacidade de entregar insights e informações praticamente em tempo real e em formatos diversos, que ajudem a análise e tomada de decisões. Podem trabalhar com dashboards completos, com gráficos, relatórios em lista, o output pode ser no formato que a gestão da empresa preferir. Importante deixar claro que a apresentação visual que o BI pode fornecer é capaz de entregar informações de maneira rápida e intuitiva, facilitando a identificação de padrões e tendências. Gráficos e tabelas dentro de dashboard interativos permitem que o usuário explore os dados de formas dinâmicas e com diversas perspectivas, trazendo maior facilidade para uma compreensão mais profunda dos negócios.

Principais desafios

Como toda tecnologia a ser implementada, o Business Intelligence também trás novos desafios aos negócios, o maior deles é sobre a qualidade dos dados que serão armazenados. É um assunto crítico, pois informações erradas podem levar a insights errados e até a tomadas de decisões equivocadas, baseadas em dados incertos. Devido a isso, é de suma importância ter um processo robusto de governança e qualidade de dados.

 

Outro grande desafio, é a cultura da empresa, para que ela se torne uma empresa data driven, é necessário que não somente no nível executivo, mas também em todos os níveis operacionais que estarão envolvidos na coleta dos dados, todos estejam direcionados e dentro do que chamamos de cultura baseada em dados. Para que a empresa consiga ter essa cultura em todos os níveis, decisões e implementações corretas devem ser realizadas, desde fornecer aos times as ferramentas e treiná-los a utilizarem corretamente.

Em conclusão

O Business Intelligence desempenha um papel fundamental na gestão de empresas, de maneira extremamente estratégica. Implementado e utilizado de forma correta, ele trará informações que podem mudar o rumo dos negócios. Possui a capacidade de coletar, analisar, interpretar e entregar grandes volumes de dados para que as organizações tenham uma visão melhor e mais abrangente dos seus negócios. Ajuda as empresas na busca de vantagens competitivas, sendo uma ferramenta indispensável para alcançar o sucesso.

Thiago Molina